PORTUGAL:  ALTO MINHO - DISTRITO DE  VIANA DO CASTELO - CONCELHO DE CAMINHA - FREGUESIA DE MOLEDO


LINKS DA FREGUESIA

►              INÍCIO

►  RESENHA HISTÓRICA

►        BOAS-VINDAS

►     COLECTIVIDADES

►           IMAGENS

►       INFORMAÇÕES

►          HERÁLDICA

►          AUTARCAS

                               HERÁLDICA DA FREGUESIA

Descrição Heráldica

 

Brasão: escudo de verde, duas armações de moínho de ouro, vestidas de prata, alinhadas em faixa; em campanha, duas burelas ondadas de prata; brocante, rodanho de ouro com sua rede de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “MOLEDO – CAMINHA”.

 

Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

 

Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Moledo – Caminha”.


       Simbologia  Heráldica

 

Escudo de verde: a lembrar, fundamentalmente, os campos agrícolas e  o  esplendoroso mar oceânico de Moledo.

Duas armações de moinho de ouro, vestidas de prata: a simbolizarem,  os moinhos de vento,  que eram comuns junto à praia e dos quais ainda há  vestígios.

Duas burelas ondadas de prata: são a referencia ao mar  e à sua excelente praia,  (tendo em conta que estão em fundo verde advindo daí essa característica), Mar e praia essas, que se constituem em motivo de grande orgulho para os moledenses e caminhenses, em face da sua fama nacional e não só, com a qualidade reconhecida pela atribuição da Bandeira Azul, o galardão mais cobiçado pelas praias que se candidatam.

Rodanho de ouro com sua rede de prata: uma peça para apanhar o sargaço, de importante valor simbólico para Moledo, se considerarmos  a actividade agrícola, na qual o sargaço era e é utilizado como adubo, e a ligação  das populações de Moledo ao mar, como forma, também, de sustentabilidade económica.


Parecer emitido em 18 de Dezembro de 2007, pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Em de 01 de Fevereiro de 2008, o Parecer, por proposta desta Junta de Freguesia, foi aprovado em sessão da Assembleia de Freguesia de Moledo. Publicado em 26 de Março de 2008, na 2ª série,  nº 60, página 13181, do Diário da República.

Processo  e desenho elaborado por Carlos Alberto Mouteira Fernandes no ano de 2000.